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Processo de desenvolvimento de novos produtos (PDNP)

No primeiro post da série sobre inovação apenas apresentei a definição do termo e algumas das suas classificações. Continuando a série vamos conhecer um processo de desenvolvimento de novos produtos (PDNP) bastante aceito na literatura e no mercado.

Wille (2004) define o processo de desenvolvimento de novos produtos como sendo uma seqüência de atividades que uma empresa empreende com a finalidade de conceber, desenvolver e comercializar um novo produto. Por ser único e seu desenvolvimento só acontecer uma única vez, o desenvolvimento de um novo produto pode ser caracterizado como um projeto de acordo com o PMI (Project Management Institute).

A figura 1 apresenta o Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos (PDNP) proposto por Cooper (1990). Também chamado de Stage-Gate®, é amplamente utilizado como modelo de referência para a instanciação de processos específicos de desenvolvimento de novos produtos. Dada a sua grande aceitação, ele será utilizado neste post para contextualizar o trabalho de P&D que está sendo realizado na FAST.

Figura 1

Figura 1 - Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos (Fonte: Cooper 1990)

O processo é constituído por sub-processos (estágios) de desenvolvimento intercalados por sub-processos de avaliação. Estes últimos são chamados de Gates (portões), pontos convergentes ou pontos de decisão. Nestes pontos são realizadas checagens sobre o produto que está sendo desenvolvido, com o objetivo de definir se ele continuará sendo desenvolvido e se passará para o próximo estágio ou não. Portanto, esses pontos de decisão funcionam como funis dos quais só passam (ou só deveriam passar) as boa idéias, e em caso de existirem várias, as melhores.

Em especial, focaremos nossas próximas conversas nas primeiras etapas desse processo, conhecidas também por “Fuzzy Front End” (FFE). O FFE vai desde a “geração de idéias” até a “avaliação após o desenvolvimento do conceito”. A execução das atividades do FFE são crucias no desenvolvimento de novos produtos e sabe-se que quanto mais gerenciado e disciplinado for o processo maior é a chance de sucesso.

Dada a importância do Fuzzi Front End, a FAST está pesquisando meios de eliminar ou pelo menos minimizar falhas nessa fase. Isso significa reduzir as chances de fracasso no desenvolvimento de novos produtos na FAST e nos seus clientes e parceiros. No próximo post iremos analisar quais as falhas mais comuns.

2 comments to Processo de desenvolvimento de novos produtos (PDNP)

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